quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Atividade Experimental - Queda Livre

      Durante o ano de 2012 foi realizado vários projetos dentro de sala de aula. A proposta citada neste post foi realizada na Escola de Educação Básica Arnaldo Moreira Douat por duas bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) e totalizou uma carga horária de 2 horas/aula para cada turma, executadas durante o primeiro semestre. O trabalho objetiva incentivar os alunos a pensar, justificar suas ideias, debater e aplicar seus conhecimentos em situações novas mediante uma atividade de contextualização histórica e outra atividade experimental sobre o tema “queda livre”.
      Foram desenvolvidas atividades relacionadas com o tema Queda Livre, realizadas por meio de uma contextualização histórica, utilizando texto e vídeo, e uma atividade experimental relacionando o cotidiano do aluno com a sala de aula. A atividade foi executada em três turmas do primeiro ano do Ensino Médio, que tinham em média de 25 alunos com idade entre 14 e 15 anos. Foram analisadas as respostas da questão: “Como era a ciência antes de Galileu, no tempo de Aristóteles? Existia a Física como ela é conhecida hoje em dia?” em que o resultado obtido mediante análises foi o de cumprimento do objetivo proposto, os alunos conseguiram trabalhar em equipes, debater suas ideias e compreender a ideia da Física como uma ciência em constante mutação. Também é apresentado algumas dificuldades encontradas durante a aplicação deste módulo de ensino.


Atividades Experimental na Escola de Educação Básica - 1º ano Ensino Médio.

 Atividades na Escola de Educação Básica - 1º ano Ensino Médio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário